Revolusolar lança plataforma com propostas sobre transição energética justa para prefeituras
Revolusolar lança plataforma com propostas sobre transição energética justa para prefeituras
Cerca de 1 milhão de pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica pública na Amazônia brasileira
A Revolusolar, donatária do iCS, lançou uma plataforma com propostas sobre a transição energética justa e a energia solar social para serem aplicadas a nível municipal. O objetivo é mostrar como gestores municipais podem contribuir para uma transição energética justa, que promova a inclusão social, a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, traga benefícios econômicos para todos. As sugestões podem ser adotadas pelas prefeituras e servem como instrumento de cobrança pela população.
A transição energética está no centro das discussões globais. E o Brasil, com sua vasta capacidade de gerar energia limpa e renovável, tem a oportunidade de liderar essa transformação de maneira inclusiva e sustentável. Com a ferramenta da Revolusolar, o poder público municipal pode assumir esse papel e apoiar o país. Prefeituras que colocam a transição energética como prioridade em seus programas de governo podem não só reduzir seus custos com energia elétrica, mas também gerar mudanças profundas em suas comunidades ao reduzir a pobreza energética, melhorar a qualidade de vida da população, gerar emprego e renda e cortar custos municipais.
Em 2023, um decreto instituiu a implementação de energia solar em casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Este foi um importante passo rumo à transição energética no Brasil. Novas ações, entretanto, são imperativas para alcançarmos uma energia limpa, acessível e democrática em todo país.
Participe: confira a campanha e cobre a inserção das propostas no plano de governo do seu município. Transição Energética Justa (revolusolar.org.br)