Finanças Verdes e Agricultura Sustentável é tema de debate entre Brasil e China

 

Finanças Verdes e Agricultura Sustentável é tema de debate entre Brasil e China

Evento co-organizado pelo iCS marca os 50 anos de diplomacia entre os países 

Em parceria com o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e o Institute of Finance and Sustainability (IFS), o iCS realizou no dia 9 de setembro o “4º Diálogo Brasil-China sobre Finanças Verdes e Cooperação em Agricultura Sustentável” em São Paulo (SP). O evento enfatizou a importância da colaboração entre os dois países para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas e agropecuária e destacou o trabalho do iCS na área de restauração.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a oportunidade de fortalecer laços comerciais através da troca de tecnologias e iniciativas culturais, além do compromisso mútuo com práticas sustentáveis e desenvolvimento ambiental. 

Durante o evento, representantes do agronegócio e instituições financeiras de ambos os países se reuniram para discutir parcerias inovadoras e a cooperação em finanças verdes. Lizane Ferreira, secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária, apresentou as políticas e programas que visam fortalecer o comércio sustentável, como o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, que busca revitalizar 40 milhões de hectares no Brasil. Ela também compartilhou o trabalho em colaboração com o iCS na realização de nove oficinas em nove estados, voltadas para a recuperação de pastagens, destacando a importância dessa iniciativa para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis. 

Ao final do encontro, foi concordado a formação de um grupo de trabalho Brasil-China para impulsionar projetos viáveis economicamente na agricultura sustentável, reforçando o compromisso de ambos os países com soluções inovadoras e de proteção ao meio ambiente. 

 

Crédito: Divulgação/CEBC

Voltar