Novo centro de pesquisa é lançado visando uma transição energética justa e inclusiva
Novo centro de pesquisa é lançado visando uma transição energética justa e inclusiva
Proposta é contribuir na elaboração de um plano Nacional em três eixos prioritário
O FGV Clima, novo centro de pesquisa lançado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o iCS e o Ministério de Minas e Energia (MME), irá desempenhar um papel crucial na elaboração do Plano Nacional de Transição Energética. A iniciativa vai explorar três eixos temáticos principais: Legal e Regulatório, Econômico e Financeiro, e Social. Os estudos serão essenciais para formular um plano estratégico robusto, com base em um conhecimento científico consolidado.
O evento de lançamento marcou o início da colaboração estratégica entre iCS, o MME e a FGV. Na ocasião, Walter Figueiredo De Simoni, gerente de Política Climática do iCS, lembrou a urgência do assunto e a importância de uma abordagem transversal para o enfrentamento à crise climática:
“Hoje a crise climática está presente na vida das pessoas. Quem não observou o aumento dos desastres climáticos? Quem não observou as ondas de calor cada vez mais frequentes? Saímos da teoria e temos a necessidade de buscar a implementação de ações para combater a crise climática”, disse Simoni.
A parceria visa a produção e a disseminação de conhecimento científico como ferramentas para um diálogo acerca dos problemas e possíveis soluções climáticas, além do engajamento com a sociedade. Dessa forma, o centro irá atuar a partir de duas frentes: como apoio técnico e com a elaboração de estratégias que auxiliem uma transição energética justa e inclusiva.