30% dos brasileiros mais pobres deixam de comprar comida para pagar luz

 

30% dos brasileiros mais pobres deixam de comprar comida para pagar luz

Pesquisa do Ipec feito a pedido do Instituto Pólis com apoio do iCS mostra que 36% das famílias gastam metade de sua renda mensal com eletricidade

O Instituto Pólis publicou um estudo que mostra que 30% dos brasileiros que fazem parte das classes D/E deixam de comprar alimentos básicos, como arroz e feijão, para pagar contas de luz e de gás. A pesquisa, feita com apoio do iCS e conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), mostrou que 60% das famílias afirmam que estão com a conta de luz atrasada, sendo 68% das pessoas negras entrevistadas e 31% brancas.

Ainda de acordo com o levantamento, 36% das famílias gastam metade ou mais da metade de sua renda mensal para quitar gastos com eletricidade. A população que mora nas regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas com os gastos, sendo 53% dos nortistas e 45% dos nordestinos que gastam metade ou mais da metade do orçamento mensal com essa despesa.

O estudo entrevistou 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Créditos: Pixabay

Voltar