ISER lança pesquisa inédita sobre relação dos Cristianismos com Narrativas Climáticas

 

ISER lança pesquisa inédita sobre relação dos Cristianismos com Narrativas Climáticas

Mais de 80% dos evangélicos acreditam que o governo é o principal responsável por resolver problemas relacionados ao meio ambiente, diz estudo

O Instituto de Estudos da Religião (ISER) publicou uma análise sobre como grupos católicos e evangélicos brasileiros se posicionam em discussões relacionadas ao meio ambiente e mudanças climáticas. A pesquisa “Cristianismos e narrativas climáticas” mostra que a maioria dos evangélicos que participam da Marcha para Jesus reconhece as mudanças climáticas como resultado da atividade humana e concorda que suas igrejas devem tratar desse tema. Segundo o estudo, 70% dos entrevistados rejeitam completamente a ideia de que o aquecimento global seja uma mentira.

Além disso, pouco mais da metade dos entrevistados na Marcha Para Jesus (59%) responderam não haver atividades em suas igrejas voltadas para o tema ambiental. A maioria das pessoas, entretanto, acha importante que a igreja converse sobre a temática do meio ambiente.

A pesquisa teve apoio do iCS e foi realizada com base em entrevistas feitas nas Marchas para Jesus em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, entre junho e dezembro de 2023. Durante cada uma das marchas, aproximadamente 200 pessoas foram entrevistadas, totalizando 673 entrevistas. Destas, 53% envolveram participantes com idades entre 16 e 39 anos. Na segunda fase da pesquisa, o ISER também investigou o uso de mídias digitais por grupos católicos e evangélicos, além das narrativas propagadas sobre questões ambientais e climáticas.

A pesquisa está disponível gratuitamente para acesso aqui.

ISER lança pesquisa inédita sobre relação dos cristianismos com narrativas Climáticas. Foto: Reprodução/Site ISER

Voltar