Nova proposta de meta climática

 

Nova proposta de meta climática

OC divulga estudo que utilizou ferramenta personalizada para o cálculo

O Observatório do Clima (OC), parceiro do iCS, divulgou uma nova proposta de meta climática para o Brasil. A proposta leva em conta o objetivo estabelecido no Acordo de Paris de limitar o aquecimento da Terra a 1,5°C acima do período pré-industrial – meta que, hoje, se seguidos à risca os atuais compromissos dos países, não será alcançada.

Esta é a terceira proposta do OC da chamada Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês), documentos oficiais enviados para a UNFCCC por cada país signatário do Acordo de Paris. O documento usou como base a nota técnica lançada pela mesma instituição com uma nova abordagem em relação às propostas de NDCs anteriores. Ele define uma contribuição justa do Brasil levando em consideração o Climate Equity Reference Framework (Cerf), ferramenta que reparte o esforço de mitigação climática entre os países a partir de critérios como equidade e responsabilidade histórica. A calculadora, entretanto, precisou de uma versão “personalizada” que contém dados históricos de emissões por uso da terra.

De acordo com a proposta, o Brasil deverá reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 92% até 2035 em relação aos níveis de 2005. Confira mais detalhes nesse link.

País está entre os maiores emissores de gases de efeito estufa. Crédito: Tim van der Kuip/Unsplash

Voltar