Proposta ao Plano Clima Adaptação prevê reduzir índices de vulnerabilidade dos municípios

 

Proposta ao Plano Clima Adaptação prevê reduzir índices de vulnerabilidade dos municípios

Estudo busca apoiar na definição das melhores alternativas para as cidades no combate à emergência climática

O Observatório do Clima (OC) divulgou, no dia 26 de agosto, uma proposta para o Plano Clima Adaptação. Em junho deste ano, foi sancionada a lei que estabelece a criação de um plano de adaptação às mudanças climáticas, com normas e diretrizes não apenas de resposta aos desastres, mas também de prevenção desses eventos.

O Brasil é um dos países mais vulneráveis às mudanças do clima, com uma parcela significativa da população morando em áreas de risco e zonas costeiras, tendo uma economia baseada em recursos naturais. De acordo com a plataforma AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pouco mais da metade dos 5.570 municípios brasileiros apresenta índice de vulnerabilidade alto ou muito alto a desastres ambientais, como enchentes e deslizamentos de terra.

Com base nessas informações e em pesquisas aprofundadas, a proposta divulgada pelo OC, parceiro do iCS, para o Plano Clima Adaptação tem por objetivo reduzir os índices de vulnerabilidades dos municípios e apoiar o governo na definição das melhores alternativas para a mudança deste cenário.

O documento ressaltou a importância de se considerar diversos elementos, dentre os quais destacamos a equidade de gênero e raça, entendendo que as mudanças climáticas afetam de maneira desigual os diferentes grupos da população; a necessidade da demarcação de terras indígenas e titulação das quilombolas; e a descarbonização do sistema de transporte.

Além disso, a proposta frisou a necessidade de contar com a ampla participação da sociedade civil, organizações não governamentais, a academia e os movimentos sociais; promover soluções e estratégias baseadas na natureza e biodiversidade; e fortalecer a resiliência da indústria nacional. Também foi considerada a instituição de um Fundo Nacional de Adaptação, a alocação de recursos nacionais e internacionais e o incentivo a pesquisas sobre espécies de sementes adaptadas às mudanças do clima, com foco na alimentação saudável.

A população também foi convidada pelo governo a colaborar, através do Plano Clima Participativo, com ideias para o documento, que estabelece os compromissos do Brasil no enfrentamento às mudanças climáticas até 2035.

Destruição em Roca Sales (RS) depois da enchente que atingiu a região. Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Voltar