Seminário debate transição energética justa no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Seminário debate transição energética justa no Dia Mundial do Meio Ambiente

Organizado pelo iCS, DIEESE e a FUP, o evento reuniu petroleiros e representantes de vários setores no Rio de Janeiro

O evento teve como foco a garantia de uma   transição que não deixe para trás comunidades vulneráveis ​​e trabalhadores de setores tradicionais. A justiça energética visa equilibrar esses objetivos, buscando não apenas reduzir emissões, mas também garantir equidade social, econômica e ambiental ao longo do processo de transição.

Amanda Ohara, l Especialista  em combustíveis do iCS, tendo como exemplo os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, afirmou que as experiências futuras dependem da forma como a crise climática será tratada.

Durante o evento, Nelson Karam, do DIEESE, enfatizou a importância dos sindicatos se engajarem na discussão da transição, fornecendo informações para enfrentar os desafios decorrentes da mudança na base produtiva, que impacta diretamente o trabalho e a organização dos trabalhadores. Ele também destacou a necessidade de repensar o financiamento desse processo.

Já Miriam Cabreira, presidente do Sindipetro RS e FUP, compartilhou sua experiência pessoal sobre as consequências das mudanças climáticas, descrevendo a rápida inundação que afetou sua casa e bairro em Canoas (RS). Ela lidera o movimento Petroleiros pela Vida, que está apoiando as vítimas e organizando ajuda humanitária comunitária. Cloviomar Cararine, economista do DIEESE e assessor da FUP, destacou a urgência da participação ativa dos trabalhadores para garantir uma transição justa, incentivando a organização sindical para influenciar o plano de negócios da Petrobrás e promover debates visando avançar de maneira eficaz nesse processo.

O seminário foi organizado em conjunto pelo o Instituto Clima e Sociedade (iCS), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Federação Única dos Petroleiros,  no Rio de Janeiro no dia 5 de junho, data onde é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Reprodução/Site FUP

Para assistir ao seminário, basta acessar os seguintes links:

Parte 1 e Parte 2

Voltar